Vídeo em destaque

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O que é a vida?











Eu não sei o que a vida é e não sei o que ela não é, mas tenho a impressão de que a vida humana parece ser uma grande experiência e o planeta Terra, um enorme laboratório. Posso estar completamente enganado, mas às vezes tenho a sensação de que somos um experimento. Não propriamente um experimento científico, mas ainda assim um experimento. Há quem considere o nosso planeta um zoológico, mas não compartilho dessa opinião. Também não cultivo uma perspectiva romântica da vida. Creio que somos um experimento num sentido mais amplo, não restrito ao aspecto científico.
Se a discussão sobre esse assunto for suficientemente avançada, inevitavelmente acabaremos discutindo sobre a natureza da realidade. E esse tema é muito mais denso. Por enquanto, ficaremos no básico!
Sou cristão e acredito no conceito bíblico da criação, embora admita que haja mais de uma interpretação possível para o relato descrito em Gênesis. Particularmente e atualmente, encaro a vida como um processo contínuo de criação e não pontual. Parece que apesar de termos sidos gerados em algum instante específico do passado, ainda está em andamento uma atividade entre Criador e criatura que aparentemente não cessará tão cedo. É como se a vida humana fosse uma experiência visando algo posterior e a fase atual fosse apenas uma estação.
É como se o nosso Criador quisesse nos mostrar algo ou quisesse que enxergássemos algo. Mas estamos embrutecidos. A gente mal vê um palmo à nossa frente e já achamos que sabemos demais. Neste cenário, a vida humana é uma realidade sujeita a princípios. Não pode subsistir em si mesma sem uma ação externa.

Marconi BSC

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário